Crescer no Instagram em 2024

Antes de entender como crescer no Instagram em 2024, vamos relembrar um pouco da historia dessa querida rede social. O Instagram é uma rede social criada em 2010 e adquirida pelo Facebook em 2012. Nos últimos anos, o Instagram tem crescido significativamente em popularidade, tornando-se uma das principais redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em 2023.

Desde sua criação, o Instagram passou por várias transformações, incluindo o lançamento de novos recursos, como o Instagram Stories, IGTV e Reels. O aplicativo também introduziu algoritmos de feed personalizados e novas opções de publicidade, que ajudaram a impulsionar o crescimento de empresas e influenciadores na plataforma.

Tá, mas afinal, como crescer no Instagram em 2024?

 

Essa é uma pergunta relativamente fácil de ser respondida, mas difícil de ser aplicada, e vamos detalhar tudo para você saber o passo a passo de como crescer no Instagram com mais facilidade. Falando nisso, possuimos um artigo completíssimo sobre engajamento nas redes sociais, confira.

Mas, antes de qualquer estratégia mais avançada…

Nem todo mundo utiliza o instagram para crescimento, então precisamos falar de coisas mais básicas. Aqui vão 6 dicas:

  • Ao criar a conta, sempre crie senhas fortes e, de preferência, que não tenha utilizado em outros sites.
  • Utilize a Autenticação de dois fatores, isso vai dificultar ter problemas com a segurança da sua conta.
  • Ache um nome simples de ser encontrado, de preferência curto e sem muitos caracteres especiais.
  • Mude a conta do instagram para “conta profissional”, não se preocupe, é de graça.
  • Utilize uma foto de perfil chamativa e que não pareça um perfil fake.
  • Faça uma bio que chame atenção e que incentive sua audiência a conhecer o seu perfil.

Bom, agora que recapitulamos o básico para a criação de uma conta de sucesso no instagram em 2024, vamos passar para as informações mais avançadas.

A boa e velha constância.

A constância de postagem sempre foi e sempre será um fator importante para crescer no Instagram. Quando você posta com frequência, aumenta a probabilidade de seu conteúdo ser visto por mais pessoas e, consequentemente, atrair novos seguidores.

 

Além disso, a constância de postagem também ajuda a manter seus seguidores engajados e interessados em seu conteúdo. Quando você posta regularmente, seus seguidores saberão quando podem esperar por novos conteúdos e estarão mais propensos a acompanhar suas postagens.

Mas é importante ressaltar que a qualidade do conteúdo é mais importante do que a quantidade. É melhor postar com menos frequência e garantir que o conteúdo seja de alta qualidade e relevante para sua audiência, do que postar com muita frequência e fornecer conteúdo pouco interessante ou repetitivo.

Esse equilíbrio de constância e qualidade é, na maioria das vezes, complicado de ser definido previamente. Necessita de testes e análise de métricas para chegar no ponto ideal.

Vamos para um exemplo prático:

Temos 2 perfis

O 1° perfil se preocupa muito com qualidade, sempre com postagens, stories e lives de muita qualidade, mas postam 1 vez a cada 15 dias. Provavelmente no primeiro dia os seus seguidores vão consumir o conteúdo mas nos outros 14 dias ele provavelmente será esquecido.

O 2° Perfil não se preocupa tanto com qualidade e sim com a constância, posta stories a cada 1 hora, postagens todos os dias, mas nem sempre obtém muito engajamento pela falta de informações transmitidas. Esse perfil supostamente teria mais chance de ter péssimas métricas de views/curtidas.

Isso conclui que apenas você tem como estipular a constância/qualidade. o ideal é unir os dois, mas sabemos que nem sempre é possível. A palavra chave é PLANEJAMENTO.

Defina um estilo próprio.

As tendências de utilização do instagram sempre se atualizam. Mas uma coisa é certa, quando você marca pelo seu estilo único, você será sempre lembrado. E isso pode ser feito de diversas formas como por exemplo:

  • Um conteúdo utilizando uma forma de linguagem;
  • Postagens utilizando a mesma paleta de cores;
  • Formatos de mídia;

Há quem diga que o feed muito organizado saiu de moda no Instagram. Mas aí é questão de gosto e até de nicho. Na maior parte das vezes, um conteúdo com estilo bem definido pode ser mais benéfico do que prejudicial.

Interaja com seu público

Muitas vezes um perfil que alcançou o sucesso é por conta do engajamento que ele gerou. Esse engajamento pode ser alcançado de diversas formas, mas com certeza a interação com seu público é uma ótima estratégia.

Tá, mas como vou interagir com meu público?

Aqui vai alguns exemplos:

  • Responda as mensagens diretas;
  • Utilize caixas de perguntas;
  • Utilize enquetes;
  • Curta os comentários nas publicações;
  • Responda os comentários nas publicações;
  • Compartilhe conteúdo gerado pelos usuários;
  • Utilize figurinhas do instagram que estão em alta.


Utilize hashtags (com moderação).

Até que provem o contrário, a utilização de hashtags é muito bem vinda. Antes de entrar no assunto, vale lembrar que as hashtags foram criadas para “categorizar” um conteúdo ou nicho. Há alguns anos a forma de utilização de hashtags era diferente, os perfis lotavam de hashtags seus conteúdos até o máximo permitido. Com o passar do tempo, o Instagram começou a perceber que essa quantidade absurda de hashtags por postagem estava poluindo o feed e muitas vezes servindo até como SPAM. Com isso, a empresa mudou seu algoritmo penalizando as pessoas que utilizam exageradamente as hashtags. 

 

E não é só isso…

Fique sempre atento em quais hashtags você está investindo. Não adianta você utilizar uma hashtag grande como #Marketingdigital se o seu nicho é de esportes. O algoritmo entende que você está utilizando essa hashtag com intuito apenas de ganhar visibilidade, e o intuito da hashtag é ser encontrado através de CATEGORIAS. 

Utilizar hashtags sem planejamento é uma péssima em vários aspectos.

  • vai ganhar visualizações mas não vai converter em interações.
  • vai começar a perder o alcance de sua conta.
  • pode ser penalizado pelo algoritmo e entrar no famoso shadow ban


Utilize as métricas do instagram (sem moderação).

As métricas do Instagram são dados e informações que fornecem insights sobre o desempenho da sua conta, como o número de seguidores, engajamento, alcance e impressões. Essas métricas podem ajudá-lo a entender melhor o comportamento do seu público e a avaliar o sucesso da sua estratégia de marketing no Instagram e assim, crescer no instagram em 2024.

Algumas das principais métricas do Instagram incluem:

  • Seguidores: o número total de pessoas que seguem sua conta no Instagram.
  • Alcance: o número total de contas únicas que viram suas postagens.
  • Impressões: o número total de vezes que suas postagens foram visualizadas.
  • Engajamento: o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos que suas postagens recebem.
  • Taxa de engajamento: a porcentagem de seguidores que interagem com suas postagens.
  • Tempo médio de visualização: a média de tempo que seus vídeos foram visualizados.
  • Cliques no link: o número de vezes que o link em sua bio foi clicado.
  • Demografia dos seguidores: informações sobre idade, gênero e localização dos seus seguidores.

Para utilizar as métricas do Instagram, você deve ter uma conta profissional. Isso permite que você tenha acesso a informações mais detalhadas sobre o desempenho de suas postagens e conta.

Para acessar suas métricas, basta ir ao seu perfil no Instagram, tocar nos três traços no canto superior direito e selecionar a opção “Insights”. Lá, você pode encontrar dados sobre suas postagens, seguidores e anúncios.

Com esses insights, você pode avaliar o desempenho de suas postagens, identificar o que funciona melhor com sua audiência e ajustar sua estratégia para obter melhores resultados. Isso pode ajudá-lo a crescer sua conta, aumentar o engajamento com seu público e alcançar seus objetivos de marketing no Instagram.

 

Sempre que o Instagram lançar
novas funcionalidades, invista.

Um bom alcance no instagram as vezes é bem difícil de ser conquistado. Mas a utilização de funcionalidades novas pode ser uma ótima estratégia. O motivo é que o instagram, para lançar essas novas funcionalidades, provavelmente investiram muito tempo e dinheiro, com isso há a necessidade de retorno. Basicamente o retorno do instagram é a boa repercussão gerada. Como a funcionalidade, nesse caso, é recente, poucas pessoas estarão utilizando, com isso o instagram normalmente dá um boost de alcance nesses formatos.

Quem é um pouco mais velho lembra do famoso SNAPCHAT. Ele ficou mundialmente conhecido pelo formato de visualização única. O instagram, na época, não tinha os Stories forçando-os a criá-lo logo em seguida. Lembro de artistas famosos “se negando” a utilizar novo formato. Quando há poucas pessoas utilizando, a concorrência é baixa, e quando a concorrência está baixa, pode haver uma oportunidade.

A mesma coisa aconteceu com a chegada do IGTV. O instagram queria alavancar o novo formato onde tinha vídeos mais longos. Pelo fato de haver poucos criadores de conteúdo utilizando o novo formato, o Instagram aumentava o alcance para, então, ter ideia da sua aceitabilidade. Nada mais é do que as famosas Métricas. Aconteceu também com o REELS e por aí vai.

Investir em novas ferramentas no instagram é uma ótima oportunidade para crescimento.


Estamos na época dos vídeos
(dependendo do seu nicho, com pouca duração)

 

 

Com a chegada e o sucesso do Tiktok, uma nova tendência se criou. Vídeos curtos.

Os vídeos curtos estão em alta no Instagram porque são uma forma eficaz e envolvente de compartilhar conteúdo que é fácil de consumir e que pode ser criado rapidamente. Com a crescente popularidade do Instagram Reels, que permite a criação de vídeos de até 60 segundos, os usuários têm uma opção rápida e fácil para criar e compartilhar conteúdo de vídeo.

Os vídeos curtos também são ideais para compartilhar conteúdo divertido e atraente que pode chamar a atenção do público rapidamente. Eles são ótimos para criar uma conexão com o público-alvo de maneira rápida e eficiente, e podem ser usados para promover produtos, serviços, eventos ou apenas para se conectar com a audiência.

Além disso, os vídeos curtos se encaixam perfeitamente com a cultura atual de conteúdo em movimento rápido e rápida gratificação. Os usuários do Instagram muitas vezes estão rolando rapidamente o feed, e um vídeo curto e envolvente é muito mais provável de chamar sua atenção do que um conteúdo mais longo e detalhado.

O algoritmo do Instagram favorece conteúdo em vídeo, especialmente conteúdo curto e envolvente. Isso significa que os vídeos curtos têm maior probabilidade de serem exibidos para mais pessoas e de serem recomendados na página “Explorar”, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade de sua conta e o engajamento com seu público.

Já o IGTV, por sua vez, permite que você crie e compartilhe vídeos mais longos de até 60 minutos, o que pode ser ideal para compartilhar tutoriais, entrevistas, conteúdo educativo e outros temas mais detalhados.

Então não deixe totalmente de lado os vídeos longos, dependendo do seu nicho, eles são muito bem vindos.

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